3 de nov. de 2008

Minha Esperança(de quem?) Brasil

minha esperança brasil Um projeto caracterizado pelo típico triunfalismo evangélico: é assim que eu classifico o Minha Esperança.

Extremamente elogiado pela causa evangelística, como era de se esperar, e ligado ao nome de um dos maiores evangelistas de todos os tempos, Billy Graham, o Minha Esperança Brasil foi divulgado, adotado, patrocinado e glorificado por milhares de igrejas.

Não me crucifiquem(ainda) pois não estou a julgar a intenção dos organizadores do projeto. Acidentalmente, ou não, eles recorreram à velha fórmula publicitária para levar o Reino de Cristo, utilizando um meio pelo qual já mostrei minha incredulidade: a televisão.

Se esse fosse o único erro poderia parar por aqui, mas o que mais me incomoda é o tipo de linguagem triunfalista que a campanha adota. Vou citar alguns exemplos facilmente encontrados em todo discurso desse típico “Sebastianismo gospel”. Você pode vê-los na página do site oficial do Minha Esperança:

  • Chegou a hora! Em Novembro (referindo-se às transmissões no horário nobre da Band)
  • Testemunho impactante com Aline Barros
  • Testemunho impactante com Kaká
  • Testemunho impactante com Paulo Baruk
  • Mais de 500 mil mini-estádios brasileiros
  • Hoje, 34 anos depois desse grande econtro
  • Outra vantagem é o projeto abranger…

Há mais uma série de exemplos sobre o foco em números e linguagem triunfalista do projeto.

Como notado nos exemplos supracitados, vê-se também que o ME adota as velhas estratégias da publicidade tradicional. Um dos recursos utilizados é a participação de celebridades de peso como Kaká, e “ícones” do gospel nacional como Aline Barros.

O Minha Esperança erra em tentar vender Jesus no horário nobre de uma grande emissora assim como se vende sabonetes no intervalo da novela das oito.

Perdoem-me a sinceridade, mas não sou capaz de dar aval para que rios de dinheiro arrecadados se transformem em 30 minutos de horário nobre. Tudo isso deveria ser convertido em sustento de creches, escolas e hospitais por período prolongado. Seria mais eficaz do que a suposta mensagem milagrosa da vida da Aline Barros.

fonte: Livraria do Thiago

P.S.: Esse tipo de ufanismo gospel é no mínimo ridículo! Alguns meses atrás pairava na cidade um cartaz do show do Trazendo a Arca com o seguinte dizer: "Anápolis vai mudar!"

...tipo assim, com a licença da expressão, a cidade não mudou merda nenhuma! E aí? Propaganda enganosa?

3 comentários:

  1. Não creio na eficácia dos programas evangelísticos via televisão e isto já está provado através de pesquisas sérias há mais de 20 anos.
    A natureza de entretenimento da televisão dilui a importância da mensagem e contribui para a redução dela a um "slogan", tendo em vista o pouco tempo para a apresentação.
    A televisão, além de entretenimento, é um comércio e desloca e suga muitos recursos que poderiam ser utilizados num meio mais eficiente.
    Além disso favorece a formação de "celebridades" e a ostentação que é uma vergonhosa realidade no meio cristão.
    Pesquisas revelam que o fruto deste método é desprezível mas tem beneficiado o interesse de muitos.
    Vem aí mais um teatro...e milionário. Todos os que promovem ganham e o rebanho tem a ilusão e o desencargo de consciência pensando que está fazendo missões.
    Como sempre, preferimos Barrabás.

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  2. thiago, vc é um cara interessante...
    preciso virar amigo seu (agora)...

    em muito concordo com vc, mas já vou adiantando q em mto tmb n concordo..

    mas sinto q precisamos estar em contato...
    me mande um e-mail, por favor, entitulado "DNA"(tmb li Igreja Orgânica...por isso) para linusvanpelty@gmail.com

    Ok?

    See ya

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