25 de nov. de 2008

Lista da bota

Assisti recentemente o filme The bucket list com o título em português: Antes de partir. Os dois feras Morgan Freeman e Jack Nicholson estrelam essa comédia dramática. Na trama, Edward Cole (Nicholson) e Carter Chambers(Freeman) descobrem que estão com câncer e são desenganados pelos médicos. Cole é um milionário e dono do hospital onde ele próprio está internado ao lado de Chambers por causa da política que ele sustentava: para cada quarto dois leitos. Cole é arrogante, presunçoso, sozinho e auto-suficiente. Em contrapartida, Chambers é um pai de família, casado e trabalha como mecânico.

O eixo da história gira em torno da amizade que origina-se entre os dois depois de descobrirem que vão viver poucos meses. E da aventura que segue-se com uma lista de coisas que gostariam de fazer antes de morrerem.

Somos conduzidos a refletir sobre como temos vivido. Como temos cultivado nossas amizades, nossa família. Contudo, chego a questionar a noção de aproveitar a vida que o filme acaba passando, já que a lista compõe-se na maioria em coisas que só com bastante dinheiro poderiam ser realizadas. O que não era problema para Edward Cole.

Entretanto, vale a pena a reflexão que podemos fazer sobre a relevência do estilo de vida que temos ostentado. Das prioridades que temos escolhido para nós. Na visita que Ricardo Gondim fez à Betesda daqui de Anápolis, ele falou sobre Salvação. Não a noção de Salvação que a igreja sustenta; Uma Salvação alienante, pós-vida, mas uma Salvação do HOJE. A Salvação que tem relação com a Vida Abundante prometida por Jesus. Em seu sermão ele chamou a atenção para a relevância da vida aqui e agora. Ele aconselhou a evitarmos gastar nossa VIDA, nossa energia com picuinhas, mágoas, ódio, ranços e ressentimentos efêmeros. Evitarmos as brigas, priorizarmos o perdão, a paciência em prol de uma vivência saudável com todos que mantém alguma aproximação de nós.

E é muito válida uma parada para reavaliação do nosso modo de vida. Do modo como temos tratado as pessoas de casa, do trabalho, da igreja, da faculdade e etc. A maioria dos evangélicos proclamam ser salvos, mas vivem uma vida desgraçada e medíocre. Jesus nos chama para desenvolver nossa Salvação e isso implica começar a viver nossa Eternidade aqui neste mundo. E aperfeiçoando-nos de glória em glória, crescendo em graça e conhecimento. Vivendo a Vida Abundante que terá continuidade na implementação total do Reino de Deus.

Além de ficar aqui a dica de um bom filme, aproveito a temática para aceder ao convite do Fábio Davidson do DoxaBrasil para um meme. Na verdade o convite foi feito há um mês...

A idéia é listar oito coisas que eu gostaria de fazer antes de partir dessa pra melhor. =) Digamos que eu não precise ser rico como Cole para cumprir minha lista da bota. No momento seriam essas:

  1. Me casar com a linda garota da minha mocidade (Nesse quesito cumprem-se muitos outros desejos - hehe)
  2. Ser um pai e um marido exemplar
  3. Viver dignamente do meu trabalho com o suficiente para que possa sustentar minha família e ajudar quem precise do meu apoio
  4. Ter uma sala com prateleiras cheias de livros que já li
  5. Confrontar e inspirar as pessoas e a sociedade com a minha vida centrada em Cristo
  6. Conseguir viver centrado em Cristo
  7. Ser reconhecido como discípulo de Cristo simplesmente pelo amor
  8. Conseguir perdoar as pessoas e conseguir amá-las

A regra do meme manda que eu convide mais oito pessoas para participar. E os felizardos são:

  1. Fernanda [Princess Blog]
  2. Lindoélio [O's Lázaro's]
  3. Daniel Babugem [Fadário]
  4. Kamyla Babugem [Pensar Feminino]
  5. Daniel Dliver [Dliver Blog]
  6. Paulo Outeiro [Manga Church]
  7. William [Celebrai!]
  8. Vítor Ferolla [Amando ao próximo]
As regras:
• Escrever uma lista com oito coisas que sonhamos fazer antes de ir embora daqui;
• Passar o meme para oito pessoas;
• Comentar no blog de quem lhe passou o meme;
• Comentar no blog dos nossos(as) convidados(as), para que saibam da "intimação";
• Mencionar as regras.

7 comentários:

  1. Maravilha de blog, Thiago! Parabéns e continue com este lindo trabalho! Como é que eu faço para colocar um link animado do seu blog no meu, do tipo que eu vi no sexxx church? Se puder, me envie por email.

    Abraço fraterno e a Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Me envie o código, eu quis dizer... =P

    ResponderExcluir
  3. Ah, o email é hkmerton@yahoo.com.br - Me desculpe pela sequência de comentários...

    ResponderExcluir
  4. Manu,

    Pax!

    Brigado pela indicação, vamu que vamu vivendo "fora da caixa".

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Amigão, dar seqüência ao Meme tá difícil até o momento, mas... peguei o filme pra assistir.. Um abraço e até breve!

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs