19 de nov. de 2008

A grande família

traduzido do ASBO por Paulo.

Engraçado que, no meu conceito, família transpõe o exercício das visitas frequentes. Extrapola as formalidades, as afinidades, as semelhanças... não sou filho de minha mãe porque somos iguais, ou porque compartilhamos do mesmo gosto. Não sou sobrinho de minha tia porque gostamos de ler, ou porque não falto um dia em sua casa. Não sou primo de meu primo porque oferto a ele décima parte de meus recursos mensalmente...

Família excede esses quesitos sociais. Envolve sangue. Sangue compartilhado... o mesmo sangue que corre em minhas veias é o mesmo que corre na veia de meus aparentados. Isso nos torna família indiferente se convivemos ou não. Quando precisar de algum deles, o sangue que nos é afim moverá em favor da caridade, do auxílio...

Com certeza, o convívio gera relacionamentos mais vinculados e de aprendizado mútuo, mas não é o convívio que determina a família. Da mesma maneira, penso eu, a família de Cristo não é constituída da mesma forma que um clube social. Também envolve Sangue... o Sangue de Cristo é que nos une!

2 comentários:

  1. Mas sei que quando encontramos amigos mais chegados que irmãos, também encontramos uma igreja ou que seja uma grande Familia.

    Encontrei amigos e os tive como irmãos, onde muitos os conheci, através do relacionamento fraternal e tantos outros ainda trouxe junto a mim para sorrirmos junto ou até mesmo chorarmos juntos e nesse momento vi minha familia de irmãos contituídos pela graça.

    Partilhamos a vida que o próprio Deus nos deu e isso p/ mim é igrejae por consequencia familia. Celebrar e partilhamos vida em abundância é estarmos ligados pelo sangue e graça de Cristo.

    Se existe isso aqui entre as pessoas, então no amor e graça de Cristo elas serão igreja e não o ambiente em si.

    E defeitos meus caros todos nós temos e se existe os laços firmes de um corpo como igreja feita e constituída por pessoas resistiremos a tudo.

    ResponderExcluir
  2. oi thiago

    sou de brasília

    fiz contato com algm q me passou seu contato..

    prazer..

    estou interessado em conhecer pessoas que queiram investir na Igreja emergente/organica..

    Caso conheça algm daki (BRASILIA) ou de perto, me informe..

    obrigado,
    PAz

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs