8 de jan. de 2008

Leitor de Philip Yancey?

Maravilhosa (des)graça

"[Philip] Yancey é um dos grandes difamadores da igreja hoje. Ele só tem veneno na boca contra os 'fundamentalistas'. Vive falando mal da igreja e deve ganhar dinheiro com isso. Tenho horror de Yancey. E meu horror começou justamente por causa do seguinte: crente de verdade reconhece os erros da igreja mas não vive falando mal dela."

fonte: blog da Norma Braga

Este é um post que li no excelente Pavablog que, confesso, me intrigou um pouco. Sou um exímio leitor das obras de Philip Yancey. E por ele vim a conhecer melhores como C.S. Lewis, Brennan Manning, G.K. Chesterton, Fyodor Dostoevsky, Leão Tostoi... e, destes, fui apresentado para outros melhores ainda. O post acima rendeu uma média de comentários (22 até hoje) considerável no Pavablog. Confesso que eu mesmo senti o ímpeto de comentar algo bem ferrenho, inescrupuloso e, consequentemente, irracional. Mas, ponderei e essa não é minha praia. O que prezo é a liberdade de expressão e de opinião. Temos que aprender a lidar com as expressões e opiniões que divergem -até mesmo insultam- dos nossos "achismos".
Bom, depois de ler a crítica ofensiva, logo dei um jeito de navegar no blog da cuja dita que se expressou tão severamente (temos que perceber que muitas vezes também nos expressamos no mesmo tom arrogante). Quis saber mais do perfil de alguém que não curte Philip Yancey. Até hoje não havia encontrado pessoas inteligentes que não o apreciassem. Apenas, incultos, analfabetos, iletrados e pouco interessados em leitura descente tinham dito ou expressado alguma alfinetada nas obras de Yancey.
A pesquisa me rendeu mais intrigantes observações. Depois de ler outro post, fruto do primeiro no excelente Pavablog, acabei defrontando-me com críticas também contra Brennan Manning, outro autor do qual aprecio as obras, nas palavras de Andy Comiskey, citado pela cuja dita.
A verdade é que independente do meu gosto por tais autores e suas excelentes obras, das quais fui realmente muito edificado e abençoado com a perspicácia, espiritualidade, amor e inteligência, não posso deixar inclinar-me por ídolos de que espécie sejam. Tenho que reter o que é bom no mundo caído, de pessoas caídas, algumas renascidas no Espírito outras não. Mas, todas, ainda, esperando as etapas finais de um novo céu e uma nova terra e novas criaturas nascidas de Deus.
Aprendi que tenho que manter meus olhos fixos apenas no Autor e Consumador da minha fé. Já fui abençoado e edificado por caras como Benny Hinn com Bom Dia Espírito Santo, Tommy Tenney com Caçadores de Deus e galera afim. É claro que atualmente esse tipo de leitura não me atrai como antes. Mas, não posso negar que bebi dessa fonte. Da mesma forma já fui abençoado pelos fundamentalistas, tradicionais e conservadores. Não vou negar que aprendi com eles. Mas, a postura legalista de muitos já não me atrai como antes. A questão é que não me apego a homens de Deus, mas, a Deus somente. Então, embora ainda desfrute dos livros de Philip Yancey e Brennan Manning, C.S. Lewis, J.R.R. Tolkien e afins, se algum dia descobrir que algum deles é o maior pecador de todos, não vou despencar da fé e da minha liberdade em Cristo Jesus. Cristo é o meu Senhor e pronto. Eu critico você, você me critica, as vezes peco em julgar você, você peca em me julgar. Mas, a verdade não está comigo nem com você. Somos apenas crentes na única Verdade e agentes passivos nessa história de "dono da razão".
Já vi pessoas abandonarem Deus porque descobriram que o pastor traiu a esposa. Onde estamos depositando a nossa fé e a nossa confiança? Em Deus? No Philip, no Brennan, no Andy, na Norma ou em mim mesmo?

Um comentário:

  1. Interessante observar que mais alguém ficou intrigado com essa história toda. Realmente temos de nos perguntar: onde está nossa âncora?
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs