25 de jan. de 2008

DESAJUSTADOS

Sempre temos um objetivo de vida, um lugar aonde queremos chegar, coisas que queremos ter.

As pessoas geralmente sonham com os mesmo ideias. Um bom emprego, estabilidade financeira, um bom casamento, enfim, quase sempre a mesma coisa. Basicamente, existe um ideal pré-fixado. Um paradigma. Algo que é posto pela sociedade como certo e que todos obedecem sem ao menos se questionarem da validade de tal padrão. Aqueles que não se encaixam nesse sistema acabam sendo considerados como “desajustados”.

Interessante é notar também a pressão que os “desajustados” do sistema sofrem para que se tornem pessoas “normais”. Aqueles que se sentem “ajustados”, pressionam os “desajustados” para que estes encarem a chamada “realidade social”. Isso é muito dolorido. Os homens querem padronizar comportamentos sem se darem conta de que Deus nos criou com características diferentes.

Somos como pássaros, já dizia Rubem Alves. Cada um com suas penas de cores diferentes, cantos e características próprias. Deus ama a diversidade, prova disso é a própria natureza. Somos seres diferentes uns dos outros. Não temos direito de padronizar ninguém. Se nem Deus quis isso será que nós temos esse direito?

Aos “ajustados” deixo minha mensagem: aprendam com os pássaros (Jesus já dizia isso).

Aos “desajustados” digo-lhes: não se sintam sozinhos. Fazemos parte de uma geração totalmente louca. “Não vemos graça nas gracinhas da TV e morremos de rir no horário eleitoral” (Humberto Gessinger). Somos diferentes e Deus nos ama por isso. Aonde os “ajustados” vêem tudo, não vemos nada e aonde eles não vêem nada, encontramos o nosso tudo. Enfim, parece que estamos entendendo o que Jesus quis dizer quando falou aos discípulos:

“Aquele que quiser se achegar a mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser ganhar a sua vida, deve a perder. E aquele que perder a sua vida por amor do meu senhorio, já ganhou outra infinitamente melhor.”


Retirado do blog Espaço das idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs