22 de nov. de 2007

Palavras da Salvação ou da Capitalização?

"E chamando a si a multidão com os discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, salva-la-á. Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? Ou que daria o homem em troca da sua vida? Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seu domésticos? Portanto, não os temais; porque nada há enconberto que não haja de ser descoberto, nem oculto que não haja de ser conhecido. O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que escutais ao ouvido, dos eirados pregai-0. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a sua filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim acha-la-á. Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro para calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro para consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.
Como dizem os católicos: Palavras da Salvação...
Quanto mais me deparo com as palavras de Jesus mais repuno e regorgito essa onda do Evangelho Superman, do Evangelho Capitalizado. Super-Apóstolos, Super-Bispos e Super-líderes que estupram as mentes de cidadãos fracos e pobres de espírito(bem-aventurados) que, diante da miséria e pobreza em que vivem, engolem fácil e até mesmo com esperança esse Evangelho podre e sujo da Prosperidade. Apelam para promessas veterotestamentárias com sagaz imaginação e eloquência(característica indispensável aos portadores da Teologia da Prosperidade) e conduzem massas inteiras a acreditar que "são Cabeça e não Cauda". Fazem como Jacó que cobiçou a benção do irmão mais velho e intrometeu-se a ponto de torna-la para si. Esses vendedores de esterco cobiçam bençãos direcionadas a Israel enquanto nação e floreiam e adaptam(com um sentido espiritual do texto) trechos que nada dizem respeito à Igreja. O povo, coitado, face ao descaso do Estado e a condição de pais que precisam sustentar sua casa, mães solteiras, empresas falidas, e, dificuldades finaceiras seguidas de enormes dívidas, se entrega entorpecidamente à esse apelo imoral dos Super-homens-de-Deus em seus carrões do ano, suas mansões, suas gordas contas bancárias e suas caras deslavadas e hipócritas.
Não, não consigo concatenar as palavras duras e difíceis de seguir de Jesus com esse Evangelho da Prosperidade. Não imagino Pedro voltando-se para aquele mendigo à porta do templo dessa forma: "Sou cheio de ouro e prata, é tudo que tenho; Deus me deu. Deus não quer ve-lo assim. Se você for um dizimista fiel e um generoso ofertante do pouco que tens, Deus fará descer chuva de bençãos sobre sua vida... e talvez, possa até comprar uma cadeira de rodas motorizada!"

Teólogo e escritor, John Piper, fala sobre a Teologia da Prosperidade exportada pelos americanos:

Um comentário:

  1. VC TEM PLENA RAZÃO DO QUE FOI DITO,NO TEXTO ANTERIOR SÃO TODOS UM BANDO DE INUTEIS,COVARDES QUE APROVITAM DA FRAQUEZA MENTAL DE ALGUMAS PESSOAS,HIPOCRITAS MESMO....

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs