16 de jul. de 2009

Por que odeio a igreja



Nada nessa vida me causa mais incômodo que a dependência. Sério! É uma situação que me deixa mal. Depender dos outros não me deixa confortável. Quer um exemplo? Não aguentei ficar sob as asas da minha mãe até os 18 anos de idade. Não via a hora de poder livrar-me da submissão financeira, moral e da obediência que lhe devia. Não confundam nada disso com rebeldia ou com não gostar da minha mãe. Eu simplesmente não suportava depender dela. Com 17 anos mudei de casa. Aliás, mudei de cidade. Arrisquei mesmo! Sem dinheiro e sem trabalho em vista fui morar com minha tia. Minha intenção era com no máximo dois meses conseguir um emprego e alugar um quartinho e sair da casa dela. Que ingênuo que fui. Não consegui tal prodígio em menos de dois anos.

Ok, tinha conseguido livrar-me da dependência da minha mãe, mas passei a depender da minha tia. Que situação! Com certeza não era tão cômodo como morar com minha mãe...
Quando você depende de alguém você não pode afrontá-la porque correrá sério risco de ser lembrado que depende dela. E isso é muito constrangedor. Você tem que saber qual é o seu lugar! Acho que deu pra notar que não sou muito “família”. Não sou de ficar visitando parentes e nem de ficar amolando nenhum deles com favores. Sou do tipo que prefere fazer os favores e evitar ao máximo precisar pedi-los.
É por isso que odeio família. Odeio saber que caso algo me ocorra é com eles que posso contar. Odeio ter que admitir que se eles precisarem de mim podem me procurar e ajudarei no que estiver ao meu alcance. E é justamente isso que é ser família. Você deve estar pensando: “mas, que idiota!”.

É verdade, sou um idiota! Essa é a natureza do ego humano. “Eu” odeio família porque não gosto de depender de ninguém. Tem coisa mais egoísta? Da mesma forma odeio a igreja. Porque somos uma família! E como família um deve poder contar sempre com o outro. Mas, a igreja é um tipo de família diferente. É uma família que transcende a herança e ligação genética. É uma família de um Sangue apenas. O Sangue de Cristo é que nos torna uma grande e diversificada família. Nosso laço sanguíneo deu-se na Cruz do Calvário. Nosso vínculo familiar dá-se através da Redenção do ser. Somos todos nascidos do mesmo Espírito e irmãos pelo mesmo Sangue.

Como família dependemos uns dos outros. Como família precisamos uns dos outros. A nossa relação deve ser diferente. Deve haver autenticidade, humildade, altruísmo, paciência, mansidão, domínio próprio, longaminidade... amor! É no seio dessa família Divina que devemos encontrar pessoas dispostas a nos ouvirem com atenção, com interesse e com disposição. É nela que devemos encontrar acolhimento, aceitação, mãos estendidas e prontas para o socorro. É nessa família que devemos nos sentir confortáveis, inseridos, importantes, amados e bem recebidos. É nessa grande e diversa família que devemos encontrar igualdade entre todos. É nela que devemos encontrar o regime do Reino, não o regime do mundo. É nela que devemos servir uns aos outros. É nessa família que devemos nos doar uns aos outros. Compartilhar nossas dificuldades, nossos temores, nossas dúvidas... ser instruídos, corrigidos no amor e amadurecidos no convívio.

A igreja deve ser o início, o arcabouço do Reino de Deus. A igreja deve ser o maior vislumbre do funcionamento desse Reino dos Céus. A implantação paulatina da universal família de Deus. A expressão do Universo reconciliado com Jesus Cristo.
E é justamente por isso que odeio a igreja. Não é porque sei que dependo dela e odeio depender dos outros, mas porque ela tem falhado terrivelmente em ser a família de Deus. Não gostar de dependência é algo que em Cristo já depositei há muito. E Nele aprendi e aprendo a depender cegamente. Com Cristo aprendi e aprendo a confiar... e isso é depender, eu sei! Eu odeio... mas, eu amo saber que Nele eu confio! E se é pra depender de alguém que seja de Cristo. E se a igreja é seu Corpo e Nele faço parte dessa família, aprendo a depender dela também. Na verdade, já cansei de perceber que a dependência é algo de que não se pode fugir.

Mas, quando vejo a igreja sendo e vivendo totalmente contrária a essa realidade que Cristo cunhou eu realmente chego a odiá-la. E não se assustem por isso porque odiar ainda é melhor que ignorar. Não há nada pior que a indiferença.

Se odeio a igreja é porque me importo. Tanto quanto me importo com minha família. Tanto quanto me importo com minha mãe. E se me importo e não consigo ser indiferente é porque a amo como se fosse parte de mim. E é isso que penso que é já que sou membro desse Corpo.
Na verdade essa mudança começa em cada um de nós! Se você não está sendo família para o outro corrija isso. Mostre que você é transformado por Cristo de fato. Os outros por certo aprenderão com você. Quando a família está mal é porque cada um de nós está mal. Não seja como eu que odeia depender dos outros... e, principalmente, odeia depender de uma família que parece também odiar depender... depender de Deus! Vamos aprender juntos a depender do nosso Senhor Jesus Cristo e com certeza dependeremos deveras uns dos outros.

Texto que escrevi para o Blog dos 30. Todo dia 16 é a minha vez :P

11 comentários:

  1. Brother, Falou por mim nestas palavras, Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Enzo... que bom saber que estamos em sintonia! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. veja isso!!! igreja cumplice do nazifascismo!
    http://anticlerical.multiply.com/photos

    ResponderExcluir
  4. Caraca....

    texto ownante...

    eu não saberia me expressar assim..xD

    eu tava procurando uma forma de dizer o que estou sentindo..e você acaba de faze-lo por mim !!!! *-*

    tenks manin..o/

    ResponderExcluir
  5. sera q o medo nao eh de depender, ser traido e ter q perdoar?

    ResponderExcluir
  6. Porque não odeio a IGREJA

    Que tal sermos a IGREJA na Crackolandia?
    Que tal sermos a IGREJA nos Orfanatos?
    Que Tal sermos a IGREJA nos Hospitais?
    Que Tal sermos a IGREJA nas Penitenciárias?

    Que tal deixar a "i"grej@ do Blog e mais Blogs?
    Que tal deixar a "i"grej@ do texto e mais repetidos textos?
    Que tal deixar a "i"grej@ somente dos bons pensamentos?
    Que tal deixar a "i"grej@ dos bons comentários?

    Que tal ser a IGREJA que arregassa as mangas
    Que tal ser a IGREJA que pisa la lama
    Que tal ser a IGREJA que dá comida para os famintos
    Que tal ser a IGREJA que está em serviço.




    Pois o Verbo se fez carne.....






    Para os que estão fora da igreja( que Thiago Mendanha Odeia), mas que fora não são a IGREJA.

    ResponderExcluir
  7. Posso falar uma coisa que tenho quase certeza que ninguem ainda disse por aqui ??
    .
    ...VOCÊ "TIago" é muito TEÓRICO...!
    queriaa ver "brother" você postar um video SEU sobre o que VOCÊ FAZ pra Cristo, sobre o que VOCÊ FAZ para a expansão do REINO DE DEUS e sobre o que VOCÊ faz para o crescimento do CORPO DE CRISTO QUE É A IGREJA.!
    mOSTRA as tua Obras "irmão" na prática.!
    escrever só pra METER O PAU no estado possivelmente caótico é MUITO FÁCIL..!
    até meu Papagaio conseguiria escrever textos como muitos que vejo em "blogspot'S" por aqui.!

    .
    ahh..detalhe...TEORIA SEM PRÁTICA é o mesmo que FÉ SEM OBRAS.!... creio que o "RESTO" do versiculo no livro de "Tiago" VOCÊ concerteza deve saber, afinal...^VOCÊ domina a BIBLIA de "Gênesis aos Mapas que estão depois de Apocalypse.!
    .
    no mais...
    abraçO.!

    x]

    ResponderExcluir
  8. GEnte... isso é um blog e nele o cara posata o que ele quizer. É intolerancia vocÇE nao conversar com ele de forma normal. Isso e julgar. e o cara esta todo dia na cracolandia, voce `nao sabe. A grande verdade e que muitos ate pensam e tem duvidas parecidas mas tem medo de questionar a Deus. lembrem-se que JO questionou a Deus sobre Seus problemas e que os amigos que o repreenderam tambem foram repreendidospor Deus mesmo. Parabéns Thiago, não vou dizer que concordo com tudo que diz mas gosto do seu jeito de pensar.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Caio! Minha alegria está realmente nesse diálogo que o blog proporciona onde você pode discordar do que penso e pode apresentar seu parecer. É como costumo dizer, sou um cristão inacabado e, portanto, sempre aprendendo com os outros.

    Esse clima amistoso de debate é que nos dá edificação enquanto irmãos. Infelizmente muitos se calam de suas dúvidas, opiniões e sentimentos com medo de ataques, represálias por parte da igreja. Isso não é saudável!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. olha um louco divulgou dados da Igreja Catolica no blog dele, são todos dados sigilosos, eu apoio ele por que acredito que tem que ser transparente, ainda mais uma igreja tão "poderosa".
    site: http://cariocanerd.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. jesus apoia vc meu irmão.
    mas precisa espalhar para o mundo inteiro a verdade do porquê jesus foi crucificado.
    ele tb falava não dê dinheiro para a igreja dê aos pobres aí mataram ele.

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs