3 de jul. de 2009

Adeus, igreja?


[...] Não há nada que o Pai deseje mais do que nos ver cair diretamente no colo do Seu amor e de lá nunca mais sair. O plano de Deus, desde a Criação, foi pensado para trazer as pessoas à relação de amor que o Pai, o Filho e o Espírito Santo têm compartilhado ao longo da eternidade. Ele não deseja nada mais além disso! Você sabe que Deus não é um ser imponente e distante que enviou seu Filho com uma lista de regras a obedecer e rituais a praticar. A missão de Jesus era nos convidar para o amor, para a relação com Deus Pai descrita por ele. Mas o que fizemos? Transformamos a mensagem fundamental de amor em uma instituição, em poder, em trabalho, em culpa, em conformismo e manipulação. Tudo isso soterrou o verdadeiro amor. Em Éfeso, a Igreja estava formando falsos professores. Na Galácia, conseguiu que todos observassem práticas do Antigo Testamento. Atualmente vem convencendo as pessoas a cooperarem com seus programas, sem perceber quanto essas práticas as distanciam da vida com Deus. É mais fácil perceber o problema quando se trata da circuncisão em Éfeso do que quando se trata de ir á missa aos domingos. Mas ambas as práticas podem levar à mesma coisa: crentes entediados e desiludidos, repetindo gestos e rituais vazios da vida com o Pai. [...]

[...] Quando você chega à conclusão de que a rotina que o consome não contribui substancialmente para o seu desejo de conhecer melhor a Deus, algumas coisas incríveis podem ocorrer. Aguentar o mesmo programa, semana após semana, é duro. Você não está cansado de se ver, ano após ano, caindo nas mesmas tentações, rezando as mesmas orações não atendidas e não vendo provas de que está reconhecendo a voz de Deus com uma clareza crescente?

- Estou cansado, sim. - Eu mesmo fiquei surpreso com a rapidez com que a resposta me saltou dos lábios e com a frustração que acompanhou as palavras. - Então por que todos nós fazemos isso?

- Essa resposta, Jake, vai fazer você se conhecer melhor. Por enquanto, seja honesto em relação ao seu tédio e à sua desilusão. E tenha a certeza de que o Pai nunca desistiu do desejo de compartilhar da amizade que você experimentou aos 13 anos.


Excerto de uma conversa travada entre Jake Colsen e João, no livro "Por que você não quer mais ir à igreja?" (negritados por minha conta)

Estou realmente me deliciando com a leitura. É profunda e sensível ao expor experiências eclesiais que muitas vezes reprimimos ou abafamos em nome de uma espiritualidade forçada, de uma comunidade forjada e de um sistema destrutivo.

Saibam mais sobre visitando o hotblog do livro; clique aqui!

4 comentários:

  1. .


    Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, irmão Thiago.


    Estamos visitando todos os nossos amados e cordiais parceiros na blogosfera, onde temos a alegria e o privilégio de, com humildade, ter nosso banner em destaque. Deus os abençoe.

    Outrossim, nossa visita se prende ao fato de ter ocorrido um problema com nosso banner, e para tanto, refizemos um novo, esperando que os amados irmãos, em vossa rica paciência para conosco, possam providenciar a troca...

    Aliás, não sou muito de ficar lendo livros que se referem, muitas das vezes, superficialmente da Palavra de Deus, prefiro ir direto a fonte, a Bíblia, mas, contudo, aliás, entretanto, o título deste livro é bem sugestivo!!!


    Fraternalmente.

    James.
    Jesus, o maior Amor


    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  2. igreja católica- um bando de mercenários, pedófilos e que pregam o certo contrariando a própria história da igreja que foi de assassinatos e poder.
    evangélica- um bando de mercenérios que pregam a palavra de Deus, mas que em 90% do culto (igreja ou tv) só falam no satanás, além de querer enganar as pessoas com falsos milagres, roubando-lhes o pouco que tem.
    SEM CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO. 100% ESPIRITISMO.

    ResponderExcluir
  3. Que o amor de Deus seja presente.
    É engraçado quando fitamos os olhos e só conseguimos acreditar naquilo que achamos ser a grande verdade.
    Pois bem, sou evangélico frequento uma igreja local tenho minhas dificuldades do dia a dia, mas entendo que a igreja local e apenas uma instituição feita por homens e está cheia de interpretações equivocadas do amor de Deus.
    Por outro lado sei que eu sou a Igreja verdadeira e voce também pode ser (é), todo aquele que cre em Jesus e faz a vontade d'ele se torna a sua Igreja.
    Observo os comentarios e vejo que as pessoas estão presas a sistemas, uns acham que são salvos pelas suas boas obras(espiritas) oputros pela observancia (obdiencia) de dogmas(cristãos de forma geral). Só esquecem que é preciso buscar a Deaus que está revelado na pessoa de Jesus Cristo e manifesto na vida daquele que nele cre através do Espírito Santo e que por sua vez oa mor de Deus se torna reasl e presente no dia a dia (sem preconceito,sem falsidade, sem julgar(condenar),etc...) é desse amor e nesse amor que precisamos viver para que possaamos nos tornar a Igreja verdadeira.
    Espiritas catolicos protetantes, testemunhas de Jeova mormons e outros... na verdade precisam conhecer a JESUS CRISTO e recebelo como o único Senhor e salvador de suas vidas.

    ResponderExcluir
  4. Fala meu xará,

    recebi esse selo do Ricardo do O Pensador e estou presenteando você com ele.

    Abraços

    http://descansodaalma.blogspot.com/2009/07/selinho-nota-10-selinho-nota-10.html

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs