27 de jul. de 2009

Matrix, os evangélicos e a crise do real e do irreal.

Há pouco eu revi a trilogia do filme Matrix. O filme apresenta como tema a luta do ser humano, contra o domínio das máquinas que evoluíram após o advento da Inteligência Artificial. Em um recurso extremo para derrotar as máquinas, a humanidade cobriu a luz do Sol para cortar o suprimento de energia das mesmas, mas elas adotaram uma solução radical: como cada ser humano produz, em média, 120 volts de energia elétrica, começaram a cultivá-los em massa como fonte de energia. Para que o cultivo fosse eficiente, os seres humanos passaram a receber programas de realidade virtual, enquanto seus corpos reais permaneciam mergulhados em habitáculos nos campos de cultivo. Essa realidade virtual, que é um programa de computador ao quais todos são conectados, chama-se Matrix e simula a humanidade do final do século XX.
O filme é repleto de mensagens sutis, dentre as quais da existência de pessoas que preferem viver no mundo irreal a libertar-se da Matrix. Isto me faz lembrar inúmeros crentes em Cristo Jesus que optaram por viver a vida cristã em casulos ilusionários. Para estes, não vale a pena livrar-se dos habitáculos escravocratas, até porque, o mundo real vai de encontro a tudo aquilo que sempre combateram. Os crentes “matrixados” preferem a prisão dos usos e costumes a liberdade em Cristo Jesus. Aliás, você já se deu conta da existência de cristãos que não conseguem lidar com a liberdade? Para estes, o cristianismo não é libertário, e sim “budificado” e “carmático”. Neste contexto, usar maquiagem, brincos, pulseiras e anéis, ouvir música do mundo, jogar futebol, tomar um cálice de vinho com o cônjuge em datas especiais, dentre outras coisas mais, pode ser considerado libertino e demoníaco.

Prezado amigo, infelizmente um número significativo de cristãos, salvos em por Deus, ao ouvirem a mensagem libertadora do evangelho de Cristo, recusam o mundo real preferindo o “lerê, lerê” da Matrix.

Pense nisso!

Renato vargens, no seu blog homônimo.

Tudo a ver, né?! rs

Aqui no blog você pode encontrar vários textos sobre essa alusão alegórica do filme Matrix. Leia + abaixo:

  1. O que é pílula vermelha?
  2. E se a igreja fosse uma Matrix?
  3. Desconstrução
  4. Tomei a pílula vermelha
  5. Não procuram "i"grejas que te acolham
  6. Entrevista com Thiago Mendanha
  7. Tomou a pílula vermelha
  8. Alguém que tomou a pílua vermelha
  9. Cansada da cartilha

10 comentários:

  1. Irmão, o Neo neste filme ai representa o anti-Cristo e não alguém que foi liberto de um sistema escravizador, depois te mando um link com uma explicação disso, o salmos 2 fala disso os reis da terra que queriam ser livres da lei de Deus. Satanás cria um problema para vender uma solução, assim será a vinda do anti-Cristo e o filme matrix é uma parábola do anti-Cristo... Mas enfim hoje em dia os evangélicos acham que U2 é cristão e na verdade é mais um grupo do anti-Cristo com uma mensagem ecumenica anti-Cristã. Não gostaria de ser duro contigo mas o que está errado está errado ...

    Não obstante realmente existe um sistema chamado Babilônia de dominação política, financeira e religiosa, eu poderia te citar motivos bíblicos para um crente não participar de um jogo de futebol (um estádio de futebol é uma roda de escárnio ou não é!? o futebol no brasil é idolatria ou não é!?), mas não vou perder tempo com isso nem dar os meus argumentos prós e contras, nenhum crente também deve se vestir de forma a querer chamar atenção para seu corpo (sensualidade), também não vou entrar nesta questão de defender uso ou costume, nem vou criticar os que o adotam legitimamente pois seria louco de fazer isso, mesmo reconhecendo que há abusos de todos os lados(os que tem e os que não tem usos e costumes), sei que se alguém se veste com a intenção de provocar sensualidade está fora da palavra, pois Deus não olha para aparência mas sim para o coração e ai está o problema, alguém pode usar uma burca e ter sensualidade no coração mas uma mulher de Deus com certeza irá aprender a se vestir de forma decente, não segundo o que aprendeu vendo novela ou filmes que blasfemam o nome do Senhor.

    O problema é que vivemos no meio duma Sodoma e Gomorra e a igreja está absorvendo muitos maus costumes, ninguém fala dos usos e costumes do mundo que entraram na igreja, está se conformando com o mundo, não estou falando só de mulheres peladas desfilando nas igrejas e garotões sarados se exibindo, mas das intenções do coração, querem ficar prosperados, confundindo Pai do céu com papai noel...

    Não entendi direito o que o irmão quis dizer com musicas do mundo ... 1 João 2:15 Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Cuidado para não usarmos a liberdade em Cristo para dar ocasião a carne, tem "crente" ouvindo 666 the number of the beast e dizendo que é livre.

    Se hoje em dia eu não recomendaria por não achar conveniente nem ouvir a maioria das canções evangélicas atuais quanto mais ouvir o vômito do mundo ...

    Questões discutiveis estas meu caro, que não edificam alguém fraco na fé como disse o apóstolo Paulo, precisamos voltar a por o fundamento que é Cristo, conhecê-lo e não presumir aquilo que achamos, ai edificaremos com sucesso, algo que vou te falar com muito amor, cuidado para que querendo você tirar o cisco do olho do teu irmão não seja achada uma trave no seu, não queira ser um mestre pois nós receberemos mais dura condenação, aquilo que você escreve aqui pode influenciar pessoas erradamente se você escrever sem inspiração de Deus.

    Revelar seus pensamentos pessoais segundo a bíblia é tolice ... eu também fui retirado pelo Senhor de um sistema falsamente religioso, onde tinha muita "liberdade" mas Jesus disse que a porta é estreira e o caminho apertado e mandou a gente se esforçar por entrar nela.

    Vamos crescer no conhecimento de Cristo e deixa a Matrix que é uma fábula inventada artificialmente a qual a bíblia diz que nos ultimos dias muitos irião abandonar a são doutrina e voltar as fábulas. Fala mais da bíblia, da palavra, de Jesus, usando a palavra, não estes filmes do anti-Cristo. As respostas que você quer estão na bíblia e não na história mentirosa do matrix. Pedro escreveu sobre estas histórias mentirosas e Paulo também, as fábulas, as narrativas artificialmente compostas.

    Deus o abençoe e dê entendimento acerca destas coisas.
    Anderson
    Blog Fimdosdiasnaterra

    ResponderExcluir
  2. E o excesso de espiritualidade nas Igrejas? Que transforma crentes em "detetives paranormais" à la John Constantine, enxergando o demônio em tudo,também não é uma fábula?
    Gostei muito do texto, felizmente muitos já se "desconectaram" há tempos, porém o fanatismo e a subordinação ainda conseguem abafar o senso crítico da cristnadade brasileira.
    Enquanto uns oram por mais avivamentos extravagantes, vamos oram pra que Deus dê lucidez à Sua Igreja.

    Soli Deo Gloria

    ResponderExcluir
  3. Anderson... se seguirmos essa linha de raciocínio e aplicássemos no contexto de Cristo veja o que aconteceria: a "Bíblia" na época era a Torá e mais alguns documentos históricos judeus... Jesus mencionou pouco a "Bíblia" de sua época comparando-se ao tanto que falou em parábolas, fábulas, histórias e metáforas que não estavam na "Bíblia" de sua época. Isso é Arte... veja que as parábolas de Cristo podem ser interpretadas de formas diversas dependendo do entendimento e contexto cultural da pessoa. Neste, caso se eu fosse contemporâneo a Cristo na Terra eu não daria ouvidos às Suas palavras, histórinhas, fábulas só porque não estão na "Bíblia"? A Bíblia é meu ponto de partida para interpretar as histórias, as fábulas e as parábolas. Você vê em Matrix o que vê... eu vejo que podemos fazer uma metáfora com a situação do homem no mundo: perdido, escravo de si e do pecado, preso numa ilusão sem saber, vivendo uma mentira e Jesus é quem liberta esse homem dessa prisão... desse reino das trevas, desse tipo de "Matrix"... simples!

    Fora isso, agradeço pelo comentário e sua disposição em escrevê-lo.

    Abraços, fica na Graça e na Paz de nosso Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Aqui estão os vídeos que falei que mandaria:

    http://www.youtube.com/watch?v=SeKKJcrt8TQ
    http://www.youtube.com/watch?v=aMjlqjCR1Co&feature=related

    Minha disposição em escrever isso é em amor a sua vida ...

    Se tomarmos por base para interpretação dos fatos a cultura e contexto pessoal de cada um nunca chegaremos a conhecer a verdade, vamos relativizar e nunca chegar ao que realmente significa a parábola, pois cada um vai falar o que acha. Uma párabola de Jesus é como se fosse uma porta fechada que só Jesus pode abrir pra gente, a interpretação não é particular, mas vem pelo Espírito Santo, ao invés de ser o que eu acho é o que realmente Deus diz que é. Não só as parábolas, mas todas as coisas que acontecem, noticias de jornal, filmes, conversas, precisamos buscar saber qual é a opnião de Deus sobre isso. Graças a Deus o nosso ponto de partida tem sido a bíblia, a opnião de Deus.

    Há muita controvérsia sobre interpretações até mesmo da bíblia e isso por que somos guiados pela carne e não pelo Espírito. O problema de tomar uma história artificial é compor um sofisma, pior de tudo um sofisma para explicar outro sofisma. Foi Paulo e Pedro quem advertiu sobre não ficarmos procurando inventar estas histórias artificais de sabedoria humana para tentar explicar a glória e majestade de Cristo Jesus crucificado, não fui eu mas eu assino embaixo do que eles disseram, tavez você não conheça estas passagens.

    Eu já cometi este erro em achar que este filme poderia ser revertido para algo cristão, mas é um filme de conteúdo altamente satânico que traz a tona heresias como o gnosticismo em que só os iluminados poderiam ter o conhecimento de Deus, sendo que Deus se faz entender para qualquer um que quiser ouvir.

    A tua interpretação do filme está biblicamente equivocada, é isso que estou querendo dizer, é forçosa a sua comparação se parar para analisar o filme e a bíblia. Assim como já vi cristãos dizendo que o super-homem seria comparado a Jesus, quando na verdade o super-homem é outra parábola satânica do anti-Cristo. Mas por aqui eu paro senão daqui a pouco vocês vão começar a falar que estou parecendo o Pr. Josué Yrion, homem de Deus pelo qual tenho profundo respeito e que tem pregações impactantes que se o povo que critica ele ouvisse iria cair de joelho na hora e pedir perdão.

    Enfim, assista os vídeos, talvez te mudem de idéia sobre o filme, esta conversa seria mais produtiva para o reino de Deus cara a cara com uma bíblia nas mãos. Já vi tantas coisas neste blog dignas de reprovação pela palavra de Deus, piadas palavrões (te dou referências biblicas censurando estas atitudes se quiser), mas espero de ti que um dia venha a realmente sair do sistema e ser usado por Deus do jeito que Deus quer ao invés de querer tirar o cisco do olho dos irmãos com uma trave no seu, você não é perfeito mas é menino, como eu, queira Deus que seus olhos se abram de verdade, sei que as vezes isto leva um tempo e não posso julgar as intenções do seu coração mas só passar o que experimentei na esperança que em algo te desperte curiosidade, vejo você como se fosse um novo convertido que creio e espero irá mudar muito de postura ainda, abandonar muita coisa e oro para que o Senhor faça está obra, pude ver na tua área de livros para download tantas coisas de satanás como a série harry potter e tantos outros, nem vou citar aqui, espero realmente que não ache que harry potter é de Deus ou uma parábola para algo da bíblia que não seja a condenação ao inferno, ou que tão pouco pense que pode ler estas coisas e indicar ao invés de censurar e reprovar como nos manda a bíblia, e achar tudo bem pois é "livre" em Cristo.

    Quer ler um livro para um homem de Deus que pretender ser um instrumento verdadeiro de Deus!? Leia Porque tarda o pleno avivamento de Leonard Ravenhill. Você vai jogar a maioria destes outros ai fora, como fizeram em atos que queimaram os livros de bruxaria, e se absorver a mensagem em breve teus joelhos terão calos.

    Deus abençoe !
    Anderson
    Blog Fimdosdiasnaterra

    ResponderExcluir
  5. Anderson, obrigado pelas palavras! Raramente alguém que discorda por aqui comenta com tanta moderação! Me alegro pois é Fruto do Espírito!

    Bom, primeiramente só achei curioso o fato de eu nunca ter lido Harry Potter (rs). Não tem nenhum dos volumes em minha lista de leitura!

    Aprecio muito todo seu engajamento e empenho como servo de Deus! Claro, discordamos em muuuuita coisa! Na verdade, confesso que já pensei exatamente como você! Há muito eu tinha a mesma linha de pensamento! O que me lembra seu discernimento quanto a isso no comentário: podemos mudar ou não; podemos amadurecer ou não; podemos sempre mudar de opinião! É como costumo dizer, sou um "cristão inacabado". Em processo, em jornada, no Caminho, peregrinando...

    Enfim,abração, brother!

    ResponderExcluir
  6. Esta lista ai de livros que eu falei, e harry potter está ai no meio entre outros que são inimigos de Cristo ...

    http://thiagomendanha.blogspot.com/2007/10/lista-de-e-books-para-download.html

    Infelizmente muitas vezes temos visto mais zelo e empenho em coisa do mundo que em pregações que temos ouvido por ai, quando a gente vê por exemplo o zelo que o povo tem em fazer os desfiles de carnaval deveria aceitar o tapa na cara e começar a ter pelo menos o mesmo zelo e empenho pelas coisas de Deus.

    Eu tenho uma bronca grande com estes blogs de humor cristão, que ficam zombando do pecado, charges, rodas de escarnecedores, guias cegos que querem tirar o cisco do olho do irmão com uma trave no seu próprio, mas enfim, quem tem ouvidos ouça.

    Penso que mais que uma reforma na fé cristã o mundo está esperando uma nova manifestação de cristianismo, pois o que todos, todos, todos, temos vivido está bem abaixo daquilo que Jesus ensinou.

    Creio que você nunca pensou igual eu não irmão, senão muitas coisas deste teu blog nem existiriam pois saberia que são abomináveis a Deus.

    Deus abençoe
    Anderson
    Blog Fimdosdiasnaterra

    ResponderExcluir
  7. Ah, tá... essa não é minha lista de leitura, é apenas uma lista de Download de ebooks disponíveis na internet. E, bom, não sou muito adepto do modelo medieval de proibir leituras, então, leia quem quiser e o que quiser! rs

    Você se surpreenderia, mas, se o Thiago do passado pudesse ver o blog do Thiago de agora, teria tido um "troço" do coração... rs!

    Ah, e claro, não quero passar a idéia de que hoje penso melhor! Mas, de uma coisa eu tenho certeza... pelo menos hoje eu penso! rs

    Ah, e lógico, não estou dizendo que você não pensa... de forma alguma! Falo de mim...

    Um abraço!

    Minha lista de leitura é esta: http://thiagomendanha.blogspot.com/2007/10/o-que-li-em-2008.html

    E, sabe... leio de tudo... bem, aqueles auto-ajuda não sou muito chegado não... rs

    Gosto de reter o que é bom!

    ResponderExcluir
  8. Conhecer a verdade Thiago, não vem pelo fato de pensar, ou ler muito, vem pela revelação dada por Deus pelo Espírito Santo. Você tem um certo conhecimento intelectual, sabedoria humana, mas falta-te o Espírito para discernir o que é certo e errado. Tua ira não produz justiça. Eu não estou aqui dando uma opnião pessoal, mas teu blog não passa pela aprovação do nosso Senhor Jesus Cristo, compare teus posts com a palavra cara, você tá muito fora na maioria das coisas. Nós fomos chamados para testificar daquilo que é mal como disse o Senhor Jesus. Ler as pessoas podem ler o que quiserem mas eu não vou deixar de testificar contra o que os livros falam.

    Logo teremos leis sodomitas aprovadas legalizando homossexualismo, prostituição, aborto e para podermos manter a fé e continuar pregando contra estas práticas seremos presos, mortos quem sabe, enquanto hoje em dia os evangélicos ficam batendo palma para o ecumenismo e movimentos de coexistência o Senhor Jesus nos mandou pregar reprovando todas estas coisas. Ou vai dizer que você vai bater palma quando aprovarem uma lei anti-cristã e sodomita como casamento homossexual só porque tem medo de ser apedrejado pela sociedade só por falar a verdade!? Não tem como servir a dois senhores cara. Ou a gente reprova o erro e prega a palavra ou esquece de falar que somos de Cristo. Se eu tenho um amigo homossexual e não lhe prego Jesus por completo na verdade não sou amigo dele, o amigo que é amigo fala a verdade. A condenação é real para o pecado e isso o povo parece que esqueceu hoje em dia.

    Você querido, está tão desviado ou mais do que todos deste sistema que tanto tem criticado no teu blog, pois ainda está preso a ele, não sei se estou conseguindo ser bem claro, mas gosto de ser muito franco nas palavras para não haver mal entendido, você está fora das escrituras, fora da palavra, enxergou uma coisa, que existe um sistema falso mais ainda te falta o Espírito para sair dele de uma vez por todas.

    Tu tem que pensar filhão, com a mente de Cristo não com tua mente carnal como tá fazendo ...

    Deus sabe porque estou te escrevendo estas coisas, eu não tenho costume de escrever em blogs, aceite se quiser aceitar, pergunta a Deus não fica usando tua mente ... Tu tá retendo um monte de porcaria só porque passa pela tua aprovação pessoal. Mas e Jesus será que ele aprova!?

    Será que você está mesmo livre Thiago!? Ou só pensa que esta!?

    ResponderExcluir
  9. Oi Thiago,
    Gostei demais deste post....por isso publiquei no meu blog....de uma passada la depois..ok??!!

    Abraços

    Deus Abençoe
    Carol
    http://mulherescompropositos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Anderson.

    Eu não tinha entendido o texto do blog até ler seus comentários. Agora tudo faz sentido, obrigado a compreender melhor !

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs