19 de jun. de 2009

Raciocínio circular

Quando todos de fato creem na Bíblia, podemos nos dar ao luxo de provar nossas argumentações com textos-prova. À medida em que o mundo muda, no entanto, mais e mais pessoas se mostram ignorantes ou céticas com relação à Bíblia, dizendo que "A Bíblia diz..." não prova coisa alguma. (A fim de que você não seja tentado a citar as palavras de Isaías sobre a Palavra que nunca retorna vazia, lembre-se daquilo que o próprio Jesus disse aos fariseus, "vocês anulam a palavra de Deus..." (Mateus 15.6; Marcos 7.13).

Acredito que é por isso que Paulo não citou a Bíblia para os atenienses em Atos 17; ele sabia que para persuadir as pessoas temos de começar onde elas estão e construir a ponte do lado delas para o nosso. Assim, ele citou os poetas delas, não os profetas dele. E creio que é por isso que Jesus falou às massas por parábolas. Escândalo dos escândalos: ele não se ateve ao ensino expositivo da Bíblia!

A velha apologética foi eficaz enquanto ajudou os cristãos nominais, que admitiam a autoridade bíblica, a descobrir uma fé vital. Ela tem perdido sua eficácia na medida em que o nominalismo (i.e., o descarte do rótulo de cristão também) e na medida em que a autoridade bíblica é questionada ou ignorada em vez de admitida. Do outro lado, a Bíblica serve menos como a fundação autoritativa para os apologéticos e mais como parte da textura da própria mensagem.

Brian D. Mclaren em A igreja do outro lado.

Este livro é altamente recomendado para aqueles que estão envolvidos com a igreja; com uma comunidade de fé, seja liderando ou colaborando ativamente na vida do Corpo. Mclaren faz prognósticos sobre como a igreja deverá se portar no "outro lado", o pós-modernismo. Quebra de paradigmas, reavaliações de pensamentos, estruturas, modelos, organizações, lideranças, programas, teologia, apologética, etc; são áreas tratadas com sobriedade e atenção devida neste livro.

Se quisermos que a igreja passe de um artefato histórico pouco vivo na vida das pessoas e da sociedade teremos que repensar muito como temos encarado o modo de ser igreja, ou o que temos pensado ser igreja.

3 comentários:

  1. Oi abençoado!!!!!
    Tem uns selos pra ti lá no meu blog!!!
    Paz!!!!
    Márcia Gizella.

    ResponderExcluir
  2. Pelo trecho citado, fiquei apaixonado pelo livro!

    ResponderExcluir
  3. Ja comprei o livro!!
    Mclaren é muito bom...
    (A irmãzinha aí de cima é uma gata!)

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs