19 de fev. de 2009

Perguntar ofende?

Estive pensando, será que hoje em dia, neste cenário “multi-pluri-hetero-facetado” em que vivemos, não é mais fácil, ou melhor, mais preciso, na hora de conhecermos alguém, indagarmos acerca de suas heresias do que a respeito de sua fé?

Afinal, dizer-se cristão, em um país e em uma cultura que se identifica de tal modo, expressa algo de específico, concretamente falando? Dizer-se protestante expressa algo mais? Evangélico, quem sabe? Por vezes, até mesmo o nome da comunidade da qual se é membro não é algo suficientemente explicitador.

Talvez a fé esteja se tornando algo tão fragmentado, tão particular, tão “faça você mesmo” que talvez seja necessário indagar sobre as adaptações, modificações, cortes e inclusões feitas por cada um no “corpo doutrinário” ao qual se decidiu aderir, para que então se tenha uma melhor compreensão a respeito do provável interlocutor.

Mas talvez admitir a possibilidade de se questionar algo assim já seja um tanto herético, algo contra “a etiqueta cristã”. Ou não. :]

… Nem era sobre isso que eu queria falar.

Camila no Metamorfoseantemente


clique na imagem p/ ampliar

P.S.: Para ver mais tirinhas como essa, visite As Aventuras da ASBO de Jesus.

2 comentários:

  1. Sei lá velho, eu conheci minha esposa, da mesma igreja, porém nossos conceitos a respeito da vida cristã chegam a ser gritantes em alguns pontos...

    Ela concorda com g12, eu não, ela gosta de nani azevedo, eu não, ela aprecia campanha na igreja, eu não...

    eh eh eh...


    abcos!!!

    ResponderExcluir
  2. Bem, prazer, sou presbiteriana, arminiano, seguidor de Ricardo Gondim e Caio Fábio, anti Diante da arca, trazendo o altar, toque no trono e por aí vai...
    Enfim num tem relevância nenhuma.

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs