23 de fev. de 2009

Céu

Imagine a seguinte situação:

Você não é cristão, um amigo insiste para que você vá a igreja, e você aceita. O pastor fala sobre a morte e diz de uma maneira bem clara que o juízo é inevitável e que somente aqueles que "levantaram as mãos aceitando a Jesus como seu Salvador" irão para o céu, para louvar a Deus eternamente, andar em ruas de ouro e, e, e, e… muitas outras coisas maravilhosas. Os que não fizeram essa oração irão para o inferno, sofrer eternamente, levar espetada do diabo e nadar no lago de fogo. No final do culto o pastor faz uma pergunta: "Um dia você vai morrer, pra onde você quer ir? Você não quer hoje carimbar o seu passaporte para o céu? Você quer ser salvo?"

Convenhamos, qualquer pessoa com um pouco de amor próprio opta pelo céu, que de acordo com as definições usuais é um lugar extremamente chato. Nosso céu é impotente, talvez por isso falam tanto no inferno, potencializaram o terror do inferno, assim o céu, apesar de chato, torna-se a opção mais conveniente.

Certa vez li: "não podemos parar de falar no inferno, pois ele produz temor nas pessoas e assim elas aceitam a Jesus". Quer dizer que Jesus não tem qualidades suficientes? Para com isso, não podemos usar a maravilhosa mensagem do evangelho como moeda de troca ao inferno, Jesus não nos livra de um lugar, mas de algo maior: de uma maneira "infernal" de viver.

Jesus não tem apenas proposta para uma vida pós-morte, a mensagem cristã é que existe vida e vida em abundância antes da morte (Jo 10.10)

Salvação não é ir pro Céu, é seguir os passos do Mestre. Céu não é nosso destino final, nosso fim é Cristo. Não seremos felizes ao andar em ruas de ouro, seremos plenos de alegria quando o Nazareno for plenamente formado em nós.

Nossa missão não é lotar o céu, é povoar a terra de pessoas com significado existencial. Sinalizar o Reino não é "marchar para Jesus" e "pisar na cabeça do inimigo", mas é viver de modo que as pessoas vejam nossas boas obras e glorifiquem o Pai que está nos céus (Mt 5:16)

Porque sou cristão? Porque acredito em uma pessoa e o que essa pessoa sugere como vida é excelente.

Villy Camargo Fomin [via Pavablog]

4 comentários:

  1. A esperança de vida após a morte deve ser separada para sempre da mentalidade de controle de comportamento de recompensa e punição. A igreja deve abandonar, então, sua dependência na culpa como um motivador de comportamento.

    Como sempre digo; o medo do inferno ou a recompensa do céu não podem ser o motor de uma vida de boa conduta antes sim a igreja deveria ser a manifestação, inspiração e extensão das obras de Cristo através somente de uma consciência própria que busca o aperfeiçoamento no amor ao próximo.

    ResponderExcluir
  2. Bem vamos lá. Um pastor um dia me disse que se alguns milagres que alguns irmãos fizeram fosse na epoca das escrituras, talvez eles seriam colocado na palavra. Digo o mesmo para este post, pois a muito tempo não leio algo que me motive a pensar, parabens pela mensagem, e digo é deste tipo que deveria os blog se preocupar. So uma coisa ouvi certa vez que em nenhum momento nos vamos morar no ceú, pois a biblia diz que ficaremos no paraiso por 7 anos e depois desceremos e Cristo será nosso rei por 1000 anos. Então até a promesa de morar no ceú tem suas controversias.
    Mas parabens pela mensagem, peço permição para postar no meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Sempre gosto de ver pessoas "aceitando" a Cristo, mas algo que me preocupa muito é se elas estão aceitando verdadeiramente todo o plano de Jesus, ou se estão apenas mudando de religião.
    Não há dúvida de que a Igreja é um ambiente baste propício para que a verdadeira conversão ocorra de maneira progressiva, mas esse ambiente também pode transformar pessoas que antes apenas não tinham conhecimento sobre Jesus em pessoas extremamente religiosas, presas a liturgias.
    E isso é horrível porque a pessoa pensa que está salva porque é evangélica e tudo mais, sem perceber a verdadeira transformação interior que Deus quer fazer.
    Quanto a buscar a Deus por ter medo do inferno, confesso que fiz isso por muito tempo, o que é bastante desagradável porque a visão que temos de Deus não é a do deus amoroso e salvador, mas, sim, do deus que gosta de ver as pessoas sofrerem e está sempre pronto a julgar qualquer deslize. Agora eu busco o céu não apenas porque é um lugar bom, mas porque é lá que o meu Deus está.

    Vou colocar o texto no a.C. Revolution, ok?
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs