22 de out. de 2009

O Silmarillion


Estou lendo a obra de publicação póstuma, O Silmarillion de J.R.R. Tolkien. Depois que assisti a trilogia O Senhor dos Anéis, que é uma arte à parte, fiquei ansioso por ler a obra literária. Li O Senhor dos Anéis e fiquei apaixonado pelo mundo criado por Tolkien. O cara realmente tinha uma imaginação magnífica e que só pode ser um tremendo dom de Deus. Para que gostou da adaptação cinematográfica endosso insistentemente a leitura do livro - ou livros caso não sejam em volume único. É como diz o clichê, o livro é bem melhor que o filme (rs).

Minha noiva ganhou o volume único de O Senhor dos Anéis de uma amiga que parecia não saber o que estava fazendo. Simplesmente deu porque percebeu nosso gosto por ler. Claro, que quem se animou para ler tudinho fui eu.

Depois disso o desejo de ler O Hobbit, trama sobre Bilbo Bolseiro que precede O Senhor dos Anéis. Por sorte, recebo uma maravilhosa promoção do Submarino no meu email, com o kit (O Senhor dos Anéis 1,2 e 3, O Silmarillion e O Hobbit) de J.R.R. Tolkien, que normalmente sairia por volta de R$270,00, por uma bagatela de R$39,90. Não pude deixar passara oportunidade.

Agora estou lendo O Silmarillion que conta a criação do mundo de O Senhor dos Anéis. Até agora, uma narrativa poderosa, semelhante ao texto veterotestamentário do livro Gênesis. A criação de Arda, a origem dos seres, elfos, homens, anões... deuses, demônios, monstros e criaturas que habitam o universo "tolkiano" tem sido um deleite para alimentar a imaginação e a pronfundidade da história tão bem elaborada de Tolkien.

Publiquei isto no mob de leitura "Livros só mudam pessoas"

10 comentários:

  1. Thiago, valeu pelo toque! O Submarino ainda está com a promoção, mas a R$ 49,90 (o que continua sendo ridículo!). Vou comprar, a-do-ro a Trilogia mas ainda não li os livros.

    Em tempo: Lion of Zion, Tokien e C.S.Lewis eram amigos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, o link: http://www.submarino.com.br/produto/1/21573870/colecao+tolkien++%5Bhobbit+++silmarillion+++senhor+dos+aneis+1,+2+e+3%5D

    (Você deveria receber a comissão pelos livros que irão vender... rsrs)

    ResponderExcluir
  3. Man... A narativa da criação é magnifica. Aquele esquema do pensamento de Iluvatar e a musica dos espíritos lá é linda!!!

    Salve submarino!

    ResponderExcluir
  4. Legal o compartilha sobre livro Silmarillion de J.R.R. Tolkien.
    Já li a triologia e hobbit e agora falta esse...seu tx me incentivou ainda mais a ler...
    Só precios achar uma suprer promoção...rsrsr

    abraços

    ps. só uma correção em um dos comentário assima, pela pesquisa que já fiz seria mais correto a frase:o que seria de Tolkien sem Lewis...

    ResponderExcluir
  5. João,

    infelizmente não ganho um trocado! Mas, recomendo deliberadamente as obras de Tolkien! =)

    Abração!

    Dgstz!,

    Realmente é linda narrativa da criação. Mas, confesso que a criação de Nárnia me encantou mais. Repare nas semelhanças: Ilúvatar cria tudo com Música e Aslam cria Nárnia cantando. =)

    Abração!

    Fe Rossi,

    Nesse link que o João Carlo deixou vc encontra o kit em promoção, acho que por R$49,90... vale conferir! =)

    Ah, a conversão de Lewis ao Cristianismo tem relevante inferência do Tolkien. =) Quanto às obras, acho que os dois se respeitavam mutuamente e aprendiam um com o outro. Então, o que seria de Lewis sem Tolkien e vice-versa? rs

    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Comprei o volume único do Senhor dos anéis alguns meses antes do filme entrar em cartaz. Li os dois primeiros volumes e aí o filme estreiou e eu, claro, fui ver. O filme é uma obra de arte, o livro, é uma obra de arte elevado ao quadrado. O único problema é que assisti a trilogia e não retornei para ler o terceiro volume. Deu mesmo um pouco de preguiça. Mas está na minha agenda de leituras completar a leitura que é fascinante. Também tenho Silmarillion e o Hobit, e também estão aguardando para serem lidos. São tantos livros na minha lista de espera...

    abraços a todos

    ResponderExcluir
  7. Ae, o meu 'kit Tolkien' acabou de chegar, yes!

    ResponderExcluir
  8. A FORÇA DO AMOR
    Por: William Vicente Borges

    Imagina o maior dos pesos
    A mais amarga decepção
    A mais lacrimal saudade
    Imagina a solidão respirada

    A imagina o mais impetuoso vento
    As mais furiosas ondas
    Os inimigos mais cruéis
    Imagina as línguas mais inflamadas

    Mas existe uma força maior
    Que faz dos maiores pesos, plumas
    Da mais amarga decepção, superação
    Da mais lacrimal saudade, doce lembrança
    Da solidão respirada, aconchego

    Uma força tão especial
    Que acalma as ondas
    Que confunde os inimigos
    E que cala as línguas

    Uma força que só faz bem
    Que sonhos realiza
    Que nos conduz em segurança
    Que nos faz sorrir também

    É a força do amor
    Que nem todos têm
    amar é mandamento
    É lícito e convém

    A força do amor
    Só nos traz alegria
    Tudo o que precisamos
    Para iluminar nosso dia

    ................................
    Primavera de 2009

    ResponderExcluir
  9. A Narração da criação de Nárnia é emocionante, incrivel, contagiante.
    tbm comprei a coleção do Tolkien na promoção do submarino, mas ainda nao tive tempo de ler.

    ResponderExcluir

Fico muuuuuuuito feliz com a iniciativa de deixar seu comentário. Aqui você pode exercer sua livre expressão e opinião: criticar, discordar, concordar, elogiar, sugerir... pode até xingar, mas, por favor, se chegar a esse ponto só aceito ofensas contra mim (Thiago Mendanha) e mais ninguém, ok? rs